13reasonswhy.png

Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Ai a infância, época tão linda e perfeita da nossa vida. Não temos problemas, não temos que nos preocupar com nada, não passamos noites sem dormir tentando imaginar uma maneira de superar aquilo que aos poucos está nos matando.Tenho um fascínio enorme por histórias relacionadas ao holocausto, mas me pergunte porque, eu não consigo entender. Como pode alguém gostar de ler sobre histórias tão tristes? Tão cheias de dores e lágrimas? Também não sei, mas garanto que me derreto em lágrimas ao ler esse tipo de história.

"Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo."

O Menino do Pijama Listrado é ambientado na II Guerra Mundial, Bruno é uma criança de 9 anos de idade e é filho de um general nazista. Ele adora explorar os lugares e sair em busca de aventura.
Certo dia em meio a essa aventura ele encontra um cerca, e atrás dela existe um campo de concentração judeu, mas em toda sua inocência ele fica pensando o porque que todas aquelas pessoas usam pijamas.
Em uma de suas explorações ele conhece Shmuel um menino que vive do outro lado da cerca. Iguais a todas as crianças, logo eles se tornam amigos. Bruno pergunta o que eles fazem ali, atrás daquela cerca, e pergunta o porque de todos usarem pijamas.
Tudo fica mais complicado quando Shmuel aparece para conversa com Bruno cheio de tristeza, dizendo que seu pai sumiu, e Bruno com toda sua inocência e espírito aventureiro ele decide ajudar Shmuel a encontrar seu pai, do outro lado da cerca.

"Menina tola! É isso que considera de importância nesse mundo? Ficar linda?"

Vi muitas críticas dizendo que chega a ser ridícula a forma como John escreve, que uma criança filha de general nazista deveria conhecer tudo sobre a guerra. Mas a verdade é que o general, pai de Bruno, esconde tudo de seu filho, e Bruno é uma criança, em uma época totalmente diferente da nossa, e que vive tanto dentro de sonhos que pra ele não existe realidade.

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes