13reasonswhy.png

Resenha | Léxico - Max Barry

"Não se precisava de palavras para sentir"

Existem livros que conversam com você através da capa, aqueles que pedem para você o abrir e ler a história que está guardada dentro dele, assim foi a minha relação com Léxico.

Léxico é o repertório de palavras úteis, palavras que você pode usar para persuadir pessoas pra que elas façam exatamente o que você mandar.  Emily é uma garota que fugiu de casa muito jovem e vive com o dinheiro que ganha trapaceando em jogos de cartas, já Wil é apenas um carpinteiro que não sabe de muita coisa até ser sequestrado por dois poetas.

Os poetas fazem parte de uma organização que treina jovens para melhorarem seu léxico, todos os alunos dessa Academia ganham um nome de um poeta famoso assim que se formam, e é esse nome que levam pra vida toda.

Por ser considerada alguém bastante talentosa, Emily é recrutada para fazer os testes da Academia, e apesar de não acreditar no que irá ganhar se conseguir ser aprovada nos tais testes, ela decide ir, e lá sua mente e seu vocabulário se expandem.

As aulas são sempre voltadas à linguística, eles começam a conhecer as origens de cada palavra, e no decorrer do curso, cada um deles recebe um envelope onde estão escritas três palavras, essas palavras são capazes de desativar a proteção do cérebro para que ele possa receber qualquer ordem. Assim, eles são orientados a esconder essas palavras e praticá-las todas as noites, isso fará com que aumentem sua resistência, essa será sua defesa (pessoas podem ser classificadas em até duzentos e vinte e oito categorias psicográficas, isso se chama segmentação. A categoria é atribuída à pessoa de acordo com sua personalidade. Quando se percebe a personalidade de alguém, sabem-se as palavras que a podem comprometer, por isso os poetas não podem demonstrar nenhum tipo de desejo, ou deixar transparecer qualquer traço de sua personalidade).

"Você não entende mesmo. O conceito básico do amor. De valorizar aquilo que você sente"

Enquanto isso Wil é levado pelos poetas em busca da palavrárida (uma palavra que pode comprometer várias pessoas de uma só vez), pois se acredita que ele é imune a persuasão. Essa palavra encontra-se em uma cidade onde anos atrás aconteceu uma tragédia que matou 3 mil pessoas, e todas as pessoas que entraram na cidade depois da tragédia, nunca saíram de lá.

 Léxico é um livro bem complexo que carrega uma história fascinante e surpreendente, é aquele tipo de leitura que você precisa repetir tantas vezes quanto possível pra entender e perceber quanta coisa passou despercebido por você.

Qualquer outro comentário deve ser feito com cuidado, pois cada informação pode comprometer a experiência que é ler Léxico, então se você ama expandir seu vocabulário e é fascinado por palavras esse é seu livro, o livro que vai ensinar de uma forma totalmente literal que palavras podem matar.

Share this:

2 comentários :

  1. Eu acabei nesse instante de ler o livro e aí resolvi buscar por resenhas e a sua eu amei. Não sou de ler o mesmo livro mais de uma vez, mas durante o livro eu pensava "preciso ler outra vez, pra não perder nada", exatamente como você escreveu.
    Parabéns pela perfeição da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Cristiane muito obrigada viu?
      É muito bom saber que você gostou. E nossa esse livro é muito bom, ano que vem quem sabe eu o leio novamente, é genial. Adorei.

      Beijos

      Excluir

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes