13reasonswhy.png

Resenha | Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr



"Nunca vou deixar você, nem em um milhão de anos"

Sempre que nos deparamos com romances que têm a Segunda Guerra Mundial como cenário nosso coração aperta. A imaginação começa a montar tudo que pode surgir durante a leitura daquelas páginas, nosso coração se prepara pra dor, pra cenários horríveis e memória que permanecerão conosco por toda uma vida.

O livro alterna entre presente e passado, e entre Marie-Laure e Werner. Ela, francesa, deficiente visual e filha de um chaveiro. Ele, alemão de cabelos tão claros que parecem brancos, órfão e apaisanado por rádios.

A viagem começa em 1934, quando Marie-Laure ainda tem um pouco de visão, e Werner não passa de um garoto órfão vivendo com  a irmã em um orfanato. Sentimos a dor do pai de Marie-Laure quando ela enfim perde a visão, e nos emocionamos com a dedicação que ele tem em fazê-la sentir-se normal.

"Todo efeito tem sua causa, e todo problema tem sua solução"

Na Alemanha, Werner encontra um rádio que não funciona e começa a tentar fazê-lo funcionar novamente. Sua irmã Jutta desenha cidades incríveis enquanto o irmão luta pra ver aquele pequeno aparelho funcionando, e quando isso acontece eles começam a escutar a voz de um francês falando calmamente fatos científicos, e Werner fica maravilhado com isso.

Dez anos se passam em algumas páginas, depois de tanto tempo vivendo ao lado dos nossos principais personagens, nos tornamos amigos, confidentes, choramos por querer e não poder ajudar. Torcemos, respiramos fundo e não paramos de perguntar nem por um segundo o que será do final de uma história como essa.

Anthony Doerr não escreveu mais uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, ele escreveu uma história sobre coragem, esperança, amor e fé. Nos mostrou os dois lados de uma guerra que marca gerações até hoje.

Toda Luz Que Não Podemos Ver roubou meu fôlego e minhas lágrimas, me fez voltar décadas atrás pra viver uma história que marcou minha alma não como uma história da guerra, mas como uma história capaz de mudar o rumo da vida de qualquer pessoa que se aventure a lê-la.

"Às vezes o olho de um furacão é o lugar mais seguro para se estar."


Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes