13reasonswhy.png

Resenha | Aniquilação - Jeff Vandermeer


Aniquilação  é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, e a trama gira em torno do mistério que é a Área X. O livro conta com a narração da bióloga que estava presente na décima segunda expedição à Área X. Junto a ela estavam uma topógrafa, uma antropóloga e a líder que é a psicóloga. Essa é a primeira expedição em que todos os membros são mulheres, e juntas elas tem a missão de saber como está a Área X, e registrar suas impressões em diários que serão entregues ao Comando Sul quando elas retornarem a “civilização”.

Antes de entrarem na Área X, as três mulheres são induzidas a um estado de hipnose que faz com que elas não se recordem a aparência da fronteira que separa a Área X do outro lado. Durante quatro dias elas caminham até encontrar o acampamento principal que foi colocado ali pela primeira expedição e de lá elas conseguem ver o farol que foi colocado no mapa com ponto de referência.

Logo depois elas acabam encontrando o que a bióloga chama de torre, mas o que as outras três chamam de túnel.  Uma pequena discussão começa sobre o que poderia haver ali dentro até que a topógrafa toma a atitude de descer até lá, seguida pela bióloga e pela antropóloga, enquanto a psicóloga fica do lado de fora aguardando o retorno delas.

"O silêncio também é uma forma de violência"

Enquanto estão dentro da torre a bióloga encontra palavras escritas nas paredes rodeadas por plantas e criaturas que ela nunca viu. A frase ali escrita se estende mais abaixo a um ponto que ela não pode ler. Ela decide tirar um pouco das plantas que estão ali e acaba inalando o que parecem fungos, é a partir daí que tudo começa a mudar.

Surpreende, Aniquilação já conquistou escritores como Stephen King, e vem conquistando cada vez mais adeptos da tão isolada e misteriosa Área X.

Jeff Vandermeer conseguiu criar um ambiente ao mesmo tempo lindo e hostil. Faz-nos apreciar as cores que colorem o céu pra logo depois fazer nosso coração palpitar com um som vindo de dentro da floresta.

Mas que um livro de ficção, Aniquilação vai levar seus sentimentos ao limite e apenas quando for tarde demais é que você vai perceber que está fugindo dos mistérios guardados pela Área X.


Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes