13reasonswhy.png

Artigo | As Bibliotecas Mais Lindas do Brasil


Normalmente conhecemos melhor as bibliotecas de outros países do que as que temos na nossa terra. Então decidi trazer a vocês as mais belas bibliotecas do Brasil. Preparem os bolsos porque será uma das mais incríveis viagens pelo Brasil.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, RJ


Pela foto já podemos deduzir que essa maravilhosidade está na lista das bibliotecas mais lindas do mundo. Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, confere posição de destaque por seu deslumbrante projeto arquitetônico, detido especialmente na decoração interna, envolta em rico acervo de autores lusitanos e por sua relação histórica com a capital fluminense. Um tesouro.

Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro, RJ


Com mais de nove milhões de itens, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Seu precioso acervo, sua beleza arquitetônica e as diversas atividades que realiza fazem com que seja ponto de referência cultural do turismo na cidade do Rio de Janeiro.

Biblioteca Pública de Niterói – Niterói, RJ 



A Biblioteca Pública de Niterói se destaca não apenas por sua composição arquitetônica junto a outros edifícios históricos, mas pela adequação do antigo com o novo. Após detalhada reforma, passou a exibir novidades que vão do mobiliário aos equipamentos tecnológicos, ao acervo e ações que motivam a participação da comunidade, numa proposta que referencia as bem-sucedidas bibliotecas Parque da Colômbia.

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas – Manaus, AM



A Biblioteca Pública do Amazonas teve seu marco de criação no ano de 1870, mas seu espaço foi consolidado somente em 1910, em prédio construído em estilo neoclássico, na área central de Manaus. Apesar de ter fechado suas portas para reforma por um longo período, reabriu em 2013 atraindo o interesse do público local e de turistas de diversas partes do mundo que visitam o Amazonas.

Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo, SP 

 A Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 e seu edifício em art déco, figura como umas das jóias do centro histórico de São Paulo. Com amplos e elegantes salões, possui o segundo maior acervo documental bibliográfico do Brasil, formado por inúmeras raridades. O que a faz tão bela e vale a pena ressaltar é a percepção da grande quantidade de usuários fazendo uso dos serviços. Uma Biblioteca vibrante!

Biblioteca Parque de Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ 


A Biblioteca Parque de Manguinhos, inaugurada em 2011, segue os preceitos das Bibliotecas Parque da Colômbia, onde a visão de espaço e serviços constituiu elemento de resgate social e cidadania. Colorida, ampla e cheia de novidades é uma biblioteca bela, coerente e necessária.


Biblioteca de São Paulo – São Paulo, SP 



Construída onde outrora funcionou a Casa de Detenção do Carandiru, a Biblioteca de São Paulo, inaugurada em 2010 em uma área de 4.200 metros quadrados, energiza o passado criando um espaço de oportunidades. O lúdico está presente em diversas áreas internas e a atenção ao público jovem e infantil fazem desta Biblioteca um exemplo a ser valorizado e seguido por gestores de outras cidades do país.

Biblioteca Luiz de Bessa – Belo Horizonte, MG


Foi projetada por Oscar Niemeyer e fundada em 1954 no governo de Juscelino Kubitschek. Faz parte do Complexo Cultural da Praça da Liberdade, sendo um espaço bastante visitado na capital mineira. Em frente ao edifício, foi instalada a obra o “Encontro Marcado” com os escritores mineiros Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino, em estátuas de bronze em tamanho natural.

Biblioteca da Floresta – Rio Branco, AC



A Biblioteca da Floresta foi inaugurada em 2007 em edifício moderno e confortável com traços característicos dos ambientes amazônicos. Além de dispor de relevante acervo especializado sobre o estado do Acre e da região, abriga exposições permanentes e temporárias e viabiliza uma série de serviços aliando ações de biblioteca com elementos museológicos.

Gabinete Português de Leitura – Salvador, BA

 


A Biblioteca do Gabinete Português de Leitura de Salvador é outra jóia marcante da presença portuguesa no Brasil. Recebe o nome Infante D. Henrique, e não é tão conhecida como o Real Gabinete do Rio de Janeiro. O edifício, contudo, do ponto de vista exterior, ricamente projetado em estilo Neomanuelino, é um primor projetado entre os anos de 1912 e 1915.


Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes